Biblioteca Virtual

Circuitos Elétricos Domésticos

MOVIMENTANDO-SE IMÃS PERTO DE FIOS METÁLICOS (OU VICE-VERSA)

Quandos imãs se movimentam em relação a pedaços de fios, cargas livres negativas, existentes nos fios metálicos, são separadas das cargas positivas: a energia cinética dos imãs e fios é transformada em energia elétrica ao longo dos fios metálicos. A eletricidade que chega às nossas casas é produzida desse modo, nas usinas geradoras de eletricidade. Os tipos de usinas são determinados pela natureza da energia que é usada para movimentar os imãs ou as bobinas, tais como usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, aeólicas (geradores movidos pelo vento), em dínamos de bicicletas e veículos.


Figura 3 – Quando imãs e bobinas de fio se movimentam uns em relação aos outros, a energia cinética é convertida em energia elétrica ao longo do fio. A foto (a) ilustra um dínamo de bicicleta: a energia cinética da roda é transferida para o imã que roda próximo a uma bobina (veja esquema na figura b). A energia

No Brasil, a maioria das usinas geradoras são hidrelétricas. Nas hidrelétricas utiliza-se a velocidade adquirida pelas águas em queda para produzir o movimento de ímãs próximos aos fios metálicos enrolados em forma de bobina. Em última análise, é a energia potencial gravitacional acumulada na água das barragens que se transforma em energia elétrica. Pode-se produzir energia continuamente e em grande quantidade por esse processo. No entanto, não é uma energia facilmente transportável do local de geração para o local de distribuição e consumo.