Biblioteca Virtual

Telecomunicações

A INVENÇÃO DO TELÉGRAFO

O telégrafo foi o primeiro aparelho que permitiu a comunicação à distância através de fios e da eletricidade. Esse aparelho foi inventado, em 1837, pelo norte americano Samuel Morse. Em 1844, Morse transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como o telégrafo era capaz de enviar sinais rapidamente e a grandes distâncias.


Telegrafo constuído por Samuel Morse e 1837.

O telégrafo de Morse era constituído por um circuito semelhante ao mostrado na figura ao lado. Quando a chave “liga-desliga” desse circuito é fechada, um “sinal elétrico” percorre o interior do circuito com a velocidade da luz. Desta maneira, quase imediatamente, estabelece-se uma corrente elétrica no aparelho receptor. O aparelho receptor, por sua vez, pode ser uma lâmpada, uma campainha ou um “ponteiro” capaz de se mover para de produzir marcas em uma fita de papel.

A informação pode ser transmitida desde que se adote um código previamente estabelecido, tal como aquele desenvolvido pelo próprio Samuel Morse e constituído por seqüências de sinais longos e curtos (veja a figura).

Antes do telégrafo, acidentes nas estradas de ferro eram freqüentes. Afinal, não existia nenhum sinal que pudesse viajar mais depressa do que o trem para avisar que esse estava a caminho. Com o telégrafo, a segurança nas estradas de ferro melhorou dramaticamente.

 

Desafio:

Junte-se a mais três colegas e forme um grupo de quatro pessoas. O grupo deverá projetar um circuito elétrico para transmitir e receber mensagens em código morse. Submeta seu projeto ao professor. Consiga os materiais necessários, divida o grupo em duas duplas e troque mensagens com seu telégrafo. Lembre-se de produzir mensagens que possueam, no mínimo, uma palavra cada uma.